Quem nunca sentiu aquela fome em uma determinada hora do dia e a matou com um saboroso leite com Toddy? Penso que somente aqueles alérgicos a lactose.
O que muitos não sabem é a rica história por trás do achocolatado concorrente principal do Nescal.
A marca foi criada pelo porto-riquenho Pedro Santiago, que se mudou para os Estados Unidos após um furacão destruir toda plantação de cacau de sua família. Depois de 15 anos lavando banheiro em terras norte-americanas, entrou para o ramo alimentício lançando o produto em 1930. Ele misturou as características de duas bebidas: Toddy Escocesa, feita de mel, ovo, creme de leite e uísque, e Rum Toddy, mistura caribenha de melaço de cana, rum e cacau. Ambas eram apreciadas quentes durante o inverno. Daí o nome Toddy, originado do inglês, que significa "bebida quente e adocicada.
A entrada no mercado brasileiro aconteceu em 1933, quando Santiago obteve autorização para comercializar a novidade por parte do então presidente Getúlio Vargas. O criador investiu em publicidade, contratando inclusive aviões, para desenhar a marca em forma de fumaça no céu. Fomos o quarto país do mundo a receber os primeiros lotes.
No início, o achocolatado vinha em latas de aço, e foi popularizado com anúncios divertidos e inovadores, que valorizavam a cultura Nacional. Jingles ficaram famosos, como o do video abaixo, produzido nos anos 50. Sempre apontando como diferencial a valorização da saúde.
Em 1981, a empresa norte-americana Quaker Oats adquiriu a marca, e lançou o Toddynho, direcionado ao público infantil (ver video). Foi uma inovação, que rendeu ao Toddynho o título de primeiro achocolatado em embalagem tetra blik comercializado no Brasil, pronto para beber.
No ano de 2001, a Quaker Oats foi comprada pela Pepsi Co, fazendo com que houvesse aumento na linha de produtos Toddy. Em 2008, a marca passou a investir no público jovem com a criação da campanha "Boiada Toddy", fazendo alusão a coisas que vêm fácil. São promoções em que os jovens podem concorrer a prêmios instantâneos (ver video).
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