quinta-feira, 3 de março de 2011

O guaraná injustiçado




Hoje, quando se fala em guaraná, a primeira marca que vem a cabeça é o Guaraná Champagne Antartica, líder de mercado. O que poucos se lembram é que uma marca fez história e esteve presente em grandes momentos das famílias brasileiras: o guaraná Brahma.

Foi lançado em 1927 por uma empresa 100% brasileira, a Companhia Cervejaria Brahma. Porém, tornou-se conhecida em ambito nacional no final dos anos 70. A década de 80 foi seu auge, passando a ser figura constante nos meios de comunicação com anúncios publicitários (ver vídeo).



O Guaraná Brahma era apenas uma parte da linha de refrigerantes da empresa. Também pertencia à familia a Brahma Limão e a Tônica Brahma. 
Em 1988, a linha foi lançada em embalagens de vidro de 250 ml, 1 litro e 290 ml. No ano seguinte, já estavam disponíveis nas embalagens de 1250 ml, 1500 ml, e garrafas pet de 1 e 2 litros, além da lata de 350 ml. Era um tempo que o consumidor brasileiro dava preferência às garrafas retornáveis, que estão voltando à moda pela Coca Cola. Nesse mesmo período, surgiram as opções light e diet.

Nos anos 90, mais especificamente em 1994, sofreu reformulações, tanto na embalagem quanto em sua composição. Houve grande investimento em publicidade, com a divulgação do slogan: Experimente o novo.




No ano 2000, saiu de cena devido a fusão da marca com a Antartica, que formou a AmBev. O objetivo era cortar gastos na produção, e apenas o Guaraná Antartica permaneceu.


3 comentários: