terça-feira, 1 de março de 2011

Que tal 'bater' tazo?



Quem nunca comprou um salgadinho só para aumentar a coleção de tazo e colocá-la em apostas em um divertido jogo?
No ano de 1997, esses pequenos discos com figuras foi lançado no mercado brasileiro pela Elma Chips, e logo virou febre entre crianças e adolescentes.  Os primeiros personagens a serem ilustrados nos tazos eram os  Looney Tones. Personagens como Pernalonga, Patolino e Ligeirinho, entre outros, eram estampados em discos de 3 valores: 1 ponto (amarelo normal), 2 pontos (Super Tazo) e 3 pontos (Mega Tazo). Ainda existia o Master Tazo, um disco mais duro que servia para 'bater', como em competição de figurinha.

 Master Tazos, utilizados para serem lançados à pilha de tazos. O objetivo era virar o maior número possível


No fim do mesmo ano, a Elma Chips inovou lançando os Tazos voadores dos Animaniacs. Em 1998, foi a vez dos Tiny Toons ilustrarem esses objetos, seguidos pelo Máskara, no mesmo ano.

Outros Tazos viraram 'febre', como o dos Animais em Extinção (abaixo), que vinham juntos com os inesquecíveis chicletes Ping Pong.




Nos anos 2000, a Elma Chips lançou tazos com outros temas e materiais, porém, não com o mesmo sucesso. Entre 1999 e 2000, os Pokemons (abaixo) eram a bola da vez. 



Em 2002, ano da Copa do Mundo, vinham ilustrados com os personagens do Cartoon Network, ligados ao assunto Futebol (ver vídeo).



Em 2004, foi a vez dos Tazos metálicos do Yu-gi-o!, que também foi sucesso. Os últimos personagens a fazerem parte dessa idéia de sucesso da Elma Chips eram do Dragon Ball Z.
Outra marca que investiu nos tazos foi o Chicle de Bola Buzzy, com os deuses gregos  e monstros como tema (abaixo). Denominados Caps, a iniciativa não foi capaz de brigar em pé de igualdade com a Elma Chips por essa fatia do mercado.


2 comentários:

  1. Cara Tazos? HAUHAUHA isso sim, quem é dos anos 90 com certeza deve pelo menos uma dúzia desses. Post maneiro

    ResponderExcluir
  2. Que saudades dessa época, tínhamos infância quem não gostava de jogar tazo.

    ResponderExcluir